Alterar Senha Sistema de Administração
Sair
Como Armazenar seu Charuto

Para armazenar corretamente nossa linha de charutos premium: Arturo Fuente, Cuesta Rey, Opus X e Quorum; a temperatura deve estar entre 18º-20ºC e a umidade do ar entre 70-75%. Para isso o mais recomendável é que se tenha um umidor:

O que é um umidor? Quais são as partes que o constituem?

O umidor é o tipo de uma caixa que propicia a correta armazenagem de seus charutos, até mesmo dentro de um longo período de tempo. O mais comum são os umidores de mesa, o qual demonstraremos a seguir.

Para a parte externa de um umidor existem diferentes tipos de material. O melhor e mais bonito são os feitos de madeira. Ele pode ser tanto de cedro quanto de madeira rosa ou nogueira.

1) A Tampa

A qualidade mais importante da tampa é seu peso. Quando seu peso não é o apropriado, o umidor não fechará perfeitamente, conseqüentemente não proporcionará um ambiente adequado para manter as propriedades de um charuto. Para adquirir o peso correto a tampa deve ser feita de madeira maciça.

A tampa pode levar uma grande variedade de decoração ou impressões. Isso não altera a qualidade dos umidores, apenas agrega mais valor a eles. Existem umidores com a tampa de vidro, usada em lugares públicos, por exemplo, restaurantes porque com isso as pessoas não precisam levantar a tampa para ver o conteúdo do umidor, porém a tampa de vidro gera muitos pontos de contato que são difíceis de isolar, com isso o ar interno pode escapar ficando mais difícil de manter as propriedades dos charutos. Por isso, com umidores com tampas de vidro devemos tomar muito cuidado ao expor a luz do sol ou fortes lâmpadas, pois a temperatura interna pode ser elevada facilmente.



2) A Dobradiça

As dobradiças são colocadas na parte do fundo do umidor, sempre internamente. Com isso a tampa fica mais fácil de abrir e também ela pode ficar aberta a 90º enquanto você escolhe seu charuto.



3) O Umidor internamente

Diferentemente da parte externa, a parte interna de um umidor é feita apenas com cedro. Característica típica do cedro, o ar passa através dele, deixando o ar interno com temperatura e umidade constante. Normalmente os umidores podem ser fabricados a partir de três tipos de cedro:

Cedro Espanhol
Defendido por muitos experts como o melhor tipo de cedro para a parte interna do umidor, o cedro Espanhol. A maioria das fábricas Dominicanas e Cubanas utiliza tal cedro em suas caixas devido, principalmente, por ser muito resistente as lasiodermas (bicho dos charutos), além do seu aroma peculiar e por acrescentar um sabor especial ao charuto. Ao contrário do que muitos pensam, a árvore por si não é originária da Espanha e sim do Brasil e outras localidades da América do Sul e Central.

Cedro Americano Vermelho
Comparado ao cedro Espanhol, sua qualidade em preservar a temperatura e umidade é mais fraca e proporciona um aroma mais forte que pode ser pouco desagradável após um longo período de armazenamento.

Cedro Hondurenho
Sua qualidade em preservar a temperatura e umidade é equivalente ao do cedro Espanhol, porém o Hondurenho tem um aroma mais suave, deixando de acrescentar aquele sabor extra ao charuto, e não é tão resistente contra as lasiodermas.

4) Umidificação

O objetivo de umidificar é manter constante o nível de umidade e temperatura dentro do umidor. Geralmente os umidores já vêm acompanhados de um umidificador, os quais são feitos de metal ou plástico e contêm uma esponja dentro deles. Ao ser molhado, a água evapora lentamente e mantêm a umidade do ar constante. Dependendo do tamanho do umidificador, ele pode gerar umidade mais alta ou mais baixa e isso vai depender do tamanho de cada umidor. Os umidores tradicionalmente vêm com os umidificadores na tampa da caixa, porém o mais eficiente é deixar o umidificador na parte de baixo da caixa, pois ao evaporar a água todos os charutos são umedecidos uniformemente.



5) Higrômetro

Todos esforços para manter as propriedades dos charutos são em vão se não conseguirmos medir os resultados. Para isso serve o higrômetro, com ele somos capazes de seguir as mudanças de temperatura e umidade o tempo todo. Existem dois tipos de higrômetros disponíveis hoje em dia: o analógico e o digital. No ponto de vista estético, o analógico é muito melhor, pois combina perfeitamente no estilo de um umidor.



A solução moderna é o higrômetro digital, porém os digitais mais exatos costumam ser muito mais caro que os analógicos e mesmo assim não reagem imediatamente a mudanças de umidade e precisam de baterias constantemente. Por outro lado são fáceis de ler e oferecem um termômetro junto.

6) Vedação perfeita

Uma tampa pesada não é o suficiente para fechar o umidor perfeitamente, por isso os umidores possuem uma sobra de madeira que veda por inteiro a caixa. Esta margem pode ser colocada tanto na parte superior quanto na parte inferior.

7) Separadores e prateleiras

Eles são utilizados para separar os charutos de diferentes tamanhos dentro do umidor. Os separadores nada mais são do que pedaços de cedro que ajudam a organizar os charutos e evitar a mistura de aromas de charutos diferentes. Já as prateleiras são utilizadas em umidores maiores a fim de acomodar os charutos em dois andares.

Reality Cigars - Rua Pequetita, 145, cj 111 - São Paulo - Brasil - fone: 11 3842.3233